Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa – Arte pelo Clima
Pinda recebe o 1° Festival Multicultural Mov.Ocupa – Arte pelo Clima
Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, Pindamonhangaba sediará o 1° Festival Multicultural Mov. Ocupa – Arte pelo Clima, um evento que integra cultura, educação e sustentabilidade para incentivar o desenvolvimento regenerativo e sustentável. Organizado pelo Instituto Sabiá e patrocinado pela Novelis via Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura, o festival acontecerá na Praça 7 de Setembro e promete engajar mais de cinco mil pessoas em atividades que vão de oficinas temáticas a exposições e apresentações culturais. Entre as atrações, a exposição “Arte pelo Clima” vai destacar obras feitas a partir de resíduos, incentivando um novo olhar sobre a sustentabilidade. Haverá oficinas e vivências que exploram práticas sustentáveis, como a vivência “Cores da Terra” com jovens da APAE, além de apresentações teatrais e a EcoFeira Mov. Ocupa, em parceria com a Feira da Vila, que incentivará iniciativas de economia circular e criativa.
Simultaneamente, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, promoverá o programa Consciência e Igualdade Por Toda Cidade, em celebração ao Mês da Consciência Negra. As atividades começam em 5 de novembro, com uma palestra sobre cultura antirracista nas escolas, e se estendem até o final do mês. Em 8 de novembro, será inaugurada a exposição “Africanidades”, do Mestre Messias Augusto Generoso, no Espaço Humano, aberta à visitação até 8 de dezembro. Durante o mês, também ocorrerão rodas de conversa, palestras e apresentações culturais que abordarão a valorização da identidade afro-brasileira e o combate ao racismo estrutural.
Entre as atividades de destaque, o projeto “Cultura Afro-Brasileira – Redescobrindo Nossa Identidade” ocorrerá em várias escolas da cidade, enquanto o Teatro Galpão sediará o Festival Pinda Hip Hop em 24 de novembro, celebrando a cultura negra e promovendo a inclusão social. A programação do Mês da Consciência Negra ainda inclui o Concurso Miss e Mister Beleza Negra, debates, ações escolares, missas, e uma sessão solene na Câmara Municipal.
Essas iniciativas oferecem uma imersão em temas fundamentais para a sociedade, ao promoverem atividades educativas e culturais focadas em sustentabilidade e igualdade racial, envolvendo públicos diversos e contribuindo para o fortalecimento da consciência social e ambiental na cidade.