Conexões Humanas, Criativas e Diversas: Instalações imersivas celebram a diversidade e inclusão em Pindamonhangaba
Conexões Humanas, Criativas e Diversas: Instalações imersivas celebram a diversidade e inclusão em Pindamonhangaba
Da necessidade urgente de fortalecer vínculos, promover a união e revelar novas afinidades, nasce o projeto “Conexões Humanas”, com uma abordagem humanista única e inovadora. A imersão artivista convida o público a vivenciar uma nova forma de enxergar o poder das relações. De 23 de outubro a 24 de novembro, o Shopping Pátio Pinda, em Pindamonhangaba, será palco dessa experiência imersiva inédita que celebra a diversidade e a inclusão.
Realizado pela LB Cultura Circular, com patrocínio da Novelis por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto “Conexões Humanas Criativas e Diversas” busca resgatar as conexões interpessoais para além das telas digitais. O projeto propõe uma jornada sensorial e reflexiva que explora a riqueza e o poder das conexões humanas por meio de sete espaços temáticos, onde instalações artísticas interativas promovem a empatia e fortalecem os vínculos entre as pessoas. O projeto conta com a presença de importantes artistas, como a fotógrafa Renata Larroyd, a ilustradora e grafiteira Lia Fênix, a artista visual Mônica Barbosa, o escultor e pintor Rodrigo Machado, e o cantor Duda Sepúlveda, enriquecendo a iniciativa com obras que convidam o público a interagir e compartilhar histórias, sentimentos e sonhos para o futuro.
As instalações abordam temas como saúde mental, diversidade cultural, colaboração, futuro, amor e autoestima. Cada espaço – Tempo de Sorrir, Tempo de Amar, Tempo de Falar, Tempo de Conectar, Tempo de Aceitar, Tempo de Colaborar e Tempo de Acreditar – visa promover a empatia e valorizar a riqueza cultural das conexões humanas.
“O projeto aqui em Pinda nasceu de uma escuta ativa promovida pela Novelis junto à comunidade local, que identificou a diversidade e inclusão como temas essenciais para a cidade. Nosso objetivo foi então utilizar a cultura e arte de forma educativa para abordar questões como empatia, amor, saúde mental e inclusão. Criamos com um time de cinco artistas, um espaço acolhedor e colaborativo – feito com pessoas para pessoas – onde é possível refletir sobre o futuro que desejamos, fortalecendo as conexões humanas e incentivando a reconexão com o mundo real”, conta Liu Berman, Diretora Geral do Projeto e Diretora Executiva da LB Cultura Circular.
“Apoiar iniciativas que promovem a diversidade e fortalecem as conexões humanas é parte integrante do compromisso da Novelis com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. O projeto ‘Conexões Humanas Criativas e Diversas’ representa essa visão ao proporcionar um espaço para a reflexão e a interação, indo além do universo digital para resgatar a importância dos laços interpessoais. Acreditamos que projetos como esse geram impactos duradouros na sociedade e reforçam nosso papel de promover ambientes mais diversos e equitativos dentro e fora da empresa”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
CONEXÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO
Na intenção de que a ação promova impactos positivos para além do espaço físico ocupado (instalações artísticas) para a experiência, foi desenvolvida a cartilha “Conexões Humanas – Trilhando os Caminhos”, reforçando o compromisso com a educação. Este é um recurso essencial para o projeto, pois oferece acesso a um material organizado e didático que contribui diretamente para o aprendizado e a sensibilização sobre temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “O material educativo foi desenvolvido respeitando a criatividade artística das instalações para fortalecer a nossa proposta de valor, que perpassa irrefutavelmente pela arte e educação. Além disso, acreditamos que levar o conteúdo valoriza ainda mais um projeto tão necessário para a transformação social que tanto temos discutido e trabalhado”, afirma Priscilla Arantes, jornalista do site Mundo Negro e fundadora do Instituto Afroella, responsável pelo material educativo.