Pinda terá Pronto-Socorro Infantil no antigo prédio do INSS
Pinda terá Pronto-Socorro Infantil no antigo prédio do INSS
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai construir um Pronto-Socorro Infantil no prédio onde funcionava o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. O projeto básico já está pronto, e a Prefeitura vai planilhar os custos e iniciar a captação de recursos para dar início à obra.
O imóvel do INSS possui cerca de 3 mil metros² de área construída em um terreno de 13.500m² e fica entre as ruas Dr. Gustavo de Godoy e Rua da Galega, no centro da cidade. Para receber o Pronto-Socorro Infantil, o edifício será reformado e adaptado às necessidades de um hospital, com modernização da estrutura, facilidades de acesso, construção de alas e outras modificações, tornando o espaço apto a receber os equipamentos de saúde e acolhedor para as crianças.
Atualmente, cerca de 3 mil crianças utilizam o Pronto-Socorro Infantil, que funciona paralelo ao Pronto-Socorro Adulto. Para o recebimento do imóvel, existe a necessidade de uma permuta com o Governo Federal, pela qual caberá ao município construir um novo prédio para o INSS. Esse novo edifício terá 960m² de área construída e será localizado em um terreno na área institucional da Reserva Bonsucesso, na Rua Japão (anel viário), conforme projeto a ser entregue pelo INSS.
O Projeto de Lei autorizando a permuta foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 23 de setembro, retornou à Prefeitura para o autógrafo do prefeito, foi assinado e se transformou na Lei 6.857/24, publicada no dia 27 de setembro. “É um trabalho muito importante para o futuro da saúde de Pindamonhangaba. Trabalhamos junto ao INSS por dois anos para chegarmos a essa permuta. Agradeço a todos os envolvidos, especialmente à Câmara de Vereadores que aprovou nosso projeto. Será um complexo de atendimento infantil, contemplando o Pronto-Socorro Infantil, com serviços de urgência e emergência, especialidades infantis, vacinas e entrega de medicamentos”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
De acordo com a Secretaria de Saúde, além do Pronto-Socorro Infantil, o espaço deverá contar com atendimentos ambulatoriais e CAPS Infantil, permitindo diversos procedimentos e atendimentos destinados às crianças.