cover
Tocando Agora:

“Retratos da Terra” mostra fotos feitas por jovens estudantes

“Retratos da Terra” mostra fotos feitas por jovens estudantes

“Retratos da Terra” mostra fotos feitas por jovens estudantes
“Retratos da Terra” mostra fotos feitas por jovens estudantes (Foto: Reprodução)

Pindamonhangaba recebe, até o dia 11 de outubro, uma mostra fotográfica com obras dos jovens que participaram do Retratos da Terra, projeto cultural idealizado pela Elo3 e realizado com a Lei Rouanet de incentivo à cultura e sob patrocínio da Novelis. A mostra “O Olhar da Comunidade para Sustentabilidade e Reciclagem” é aberta ao público, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Os integrantes do Retratos da Terra participaram de uma formação de dois meses envolvendo discussões sobre protagonismo social e um contato artístico e profissionalizante sobre fotografia, abordando temas importantes como a reciclagem e a sustentabilidade. As aulas teóricas e práticas foram ministradas por Karina e pelos profissionais convidados.

“Mais do que um projeto fotográfico, Retratos da Terra é uma jornada de autoconhecimento e empoderamento, que capacita os jovens a serem agentes de mudança em suas próprias comunidades e de suas histórias”, explica Soraya Galgane, idealizadora da iniciativa e diretora da Elo3.

“Por aqui, na Novelis, temos orgulho em apoiar iniciativas como o Retratos da Terra, que não apenas promove a cultura e a arte, mas também instiga os jovens de nossa comunidade a se tornarem líderes em sustentabilidade e agentes de transformação social. Acreditamos que projetos como esse são fundamentais para construir um futuro mais consciente e responsável, o que está totalmente alinhado ao nosso propósito de, juntos e juntas, criarmos um mundo sustentável”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

No primeiro semestre, os 27 alunos do ensino fundamental, com idades entre oito e dez anos, da Escola Prof.ª Elias Bargis Mathias, receberam aulas ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que também é curadora do projeto. A iniciativa contou ainda com a participação do fotógrafo local Beto Salgado.

Fale Conosco