cover
Tocando Agora:

Exposição ao sol requer cuidados especiais com a pele

Exposição ao sol requer cuidados especiais com a pele

Exposição ao sol requer cuidados especiais com a pele
Exposição ao sol requer cuidados especiais com a pele (Foto: Reprodução)

Com as altas temperaturas e maior incidência da radiação solar, surge um alerta: a intensa exposição ao sol exige uma série de cuidados para evitar reações como queimaduras, insolação e a potencialização do risco de câncer de pele.

Para evitar esses problemas, é necessário usar todas as formas de proteção contra o sol. Estudos mostram que o filtro solar, por si só, não consegue bloquear totalmente o contato do corpo com os raios solares. Por esse motivo, é recomendado também o uso de roupas com fatores de proteção UV certificadas. Esse material protege até 98% dos raios solares de atingirem a pele, sendo especialmente indicado para crianças e idosos. Além disso, chapéus e bonés devem ser incluídos como parte da proteção.

Para evitar complicações, é recomendada uma boa hidratação, com o consumo de muita água, água de coco e sucos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Quem optar por ingerir álcool deve dobrar a quantidade de água para evitar a desidratação.

De acordo com especialistas, a hidratação é fundamental, pois, se a pessoa não bebe líquidos adequadamente, pode se desidratar. Além disso, a alimentação interfere na saúde da pele, sendo preferível evitar alimentos como frituras, açúcares e derivados do leite.

A desidratação da pele devido à exposição excessiva ao sol pode resultar em queimaduras e insolação, ocasionando sintomas como náuseas, vômitos, diarreias e até arritmias. Em caso de qualquer um desses sinais, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

Fale Conosco