Defesa Civil atente 14 ocorrências após chuvas, maioria no Alto Cardoso
Defesa Civil atente 14 ocorrências após chuvas, maioria no Alto Cardoso
A Defesa Civil de Pindamonhangaba atendeu diversas ocorrências na segunda-feira (2) relacionadas às fortes chuvas.
O índice pluviométrico registrado no período de 24 horas, entre 7 horas do dia 1 de dezembro e às 7 horas do dia 2, foi de 90 milímetros. Como comparação, o mês de novembro inteiro registrou 121,5 milímetros, ou seja, o volume de chuvas de um dia equivaleu a 74,07% de todo o mês anterior.
“Os danos foram ocasionados não apenas pela elevada quantidade de água registrada em um único dia, mas principalmente pelo volume excessivo em um curto período. Dos 90mm registrados em 24 horas, estimamos cerca de 60mm em um período de 2 horas, entre 15 e 17 horas, sendo o período ainda mais crítico entre às 15 e 16 horas. Deste modo, muitas da galerias não conseguiram dar vasão às águas e por isso houve pontos de alagamentos. Na maioria dos casos poucos minutos após a redução da chuva, as redes pluviais já conseguiram dar fluidez à água”, avaliou o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.
No total, foram 14 acionamentos da Defesa Civil, com alagamentos em ruas, invasão de águas em residências, queda de árvores, queda de muro e detalhamento. Em todos os casos atendidos houve apenas danos materiais e nenhuma vítima,
O bairro mais afetado foi o Alto Cardoso, com alagamento de ruas e invasão de águas em algumas residências. Mas também foram registradas ocorrências na Galega, São Benedito, Centro, Santa Luzia, Ribeirão Grande, Graminha, Campo Alegre, Castolira e Parque das Nações e Ouro Verde.