cover
Tocando Agora:

Oficina “Imagens Proibidas” será realizada nesta sexta, no Museu Histórico

Oficina “Imagens Proibidas” será realizada nesta sexta, no Museu Histórico

Oficina “Imagens Proibidas” será realizada nesta sexta, no Museu Histórico
Oficina “Imagens Proibidas” será realizada nesta sexta, no Museu Histórico (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (29), às 18 horas, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina recebe a oficina “Imagens Proibidas: História do Cinema”, conduzida por Luís Carlos Pavan, músico, produtor, programador e pesquisador com vasta experiência no universo cinematográfico e cultural.

A censura, definida como o controle da expressão, opinião ou ação de indivíduos ou grupos, é uma prática historicamente ligada ao poder estatal e aos regimes autoritários. Desde que o cinema surgiu, no final do século XIX, em um cenário de intensas transformações sociais e econômicas, ele se deparou com desafios relacionados à liberdade de expressão. Essa oficina oferece um panorama sobre como, ao longo de seus mais de 118 anos, o cinema foi bloqueado por restrições, seja por leis explícitas ou por mecanismos velados de controle.

As atividades acontecem todo mês e é uma parceria com o governo do Estado de São Paulo por meio do Ponto MIS, programa de formação e difusão cultural. A atividade “Imagens Proibidas” tem como objetivo refletir sobre a relação entre cinema e censura, abordando desde momentos históricos marcantes até os desafios contemporâneos. Com o crescimento de leis de incentivo e o aumento da produção audiovisual nacional, a discussão se torna ainda mais relevante para o entendimento do papel da censura e da liberdade criativa no cinema.

O oficineiro – Luis Carlos Pavan traz uma rica bagagem. Atuou em cineclubes paulistanos, como o Cineclube Bexiga e o Oscarito, e desde 1997 dedica-se à pesquisa e composição de trilhas sonoras para mostras de cinema mudo com música ao vivo. Ele já converteu oficinas e cursos em instituições como o SESC, Cinemateca Brasileira e Caixa Cultural. Além disso, é responsável pela programação do Cine Mococa/SP e pela produção de trabalhos de grandes artistas, como Guinga, Mônica Salmaso e Esperanza Spalding.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (12) 3648-1779 ou pelo formulário na bio do instagram @museudepinda.

Fale Conosco