cover
Tocando Agora:

Feste tem apresentações para diversas idades até domingo

Feste tem apresentações para diversas idades até domingo

Feste tem apresentações para diversas idades até domingo
Feste tem apresentações para diversas idades até domingo (Foto: Reprodução)

Pindamonhangaba iniciou com grande sucesso a 46ª edição do Festival Nacional de Teatro (Feste) no último final de semana. O evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo continua até o dia 17 de novembro.

Na sexta-feira (9), o Festival foi oficialmente aberto com a peça ‘Os Escafandristas’, encenada pelo Núcleo Vinícius Piedade & Cia, de São Paulo, no Teatro Galpão. Com um grande público, que lotou o local, o espetáculo combinou humor e momentos de introspecção, questionando o papel do teatro contemporâneo e suas contradições, arrancando gargalhadas e reflexões profundas da plateia.

No sábado (10) pela manhã, as ruas centrais de Pindamonhangaba receberam o ‘Ratha Yatra Desfile pela Paz’, promovido pela comunidade Hare Krishna com um desfile que remeteu à tradição milenar indiana. Ainda pela manhã, o cortejo ‘Oh, Veja Só, Tem Artista na Rua!’ tomou conta das ruas, com uma intervenção artística itinerante que envolveu a Cia Severina, Coletivo Contramão, Grupo Importa e outros convidados, marcando a celebração do Feste.

De tarde, o Parque da Cidade recebeu o espetáculo de rua ‘Cavaco e Sua Pulga’, da Caravana Tapioca, também de São Paulo. A história circense de Maria Pulga divertiu adultos e crianças com peripécias e muito bom humor. À noite, foi a vez do espetáculo ‘A Força da Água’, do grupo cearense Pavilhão da Magnólia, fechar o dia com uma narrativa reflexiva sobre a história das secas no Ceará, provocando uma profunda reflexão social e política sobre as promessas não cumpridas ao longo dos anos.

O domingo (10) começou com a peça ‘Suspiros e Burbujas’, do grupo Laguz Circo e Teatro Itinerante, de Fortaleza, que transformou o Bosque da Princesa em um palco para acrobacias, malabares e músicas, envolvendo e encantando o público em uma experiência interativa. À noite, o Teatro Galpão recebeu ‘Agamemnon Voltei do Supermercado e Dei uma Surra no Meu Filho’, uma adaptação moderna e impactante da tragédia grega que explora temas familiares e sociais intensos, deixando a plateia imersa em reflexão.

Programação dos próximos dias

A agenda do Feste segue intensa. Na terça-feira (12), às 10 horas, o Teatro Galpão exibirá o espetáculo infantil ‘Entre Mundos’, da Cia Pulo do Gato, de São Paulo. Voltado ao público infantil, a peça leva duas criaturas a um misterioso portal que permite que explorem diferentes dimensões, sem o uso de palavras, proporcionando uma experiência sensorial enriquecedora. Às 20 horas, o mesmo palco receberá ‘Em Veneza, em Verona, em Vazio Algum’, do Núcleo de Artes Cênicas SESI, de São José dos Campos. A peça, indicada para maiores de 14 anos, explora obras de Shakespeare em uma reflexão sobre justiça, amor e loucura, em uma jornada pelos dilemas humanos e a essência da arte.

Na quarta-feira (13), o dia começa com a peça ‘Elisa e os Cisnes Selvagens’, às 10 horas, do grupo Teatro por um Triz, de São Paulo, que utiliza a técnica de Teatro de Papel para narrar a trajetória de Elisa, uma jovem que enfrenta preconceitos e desafios para salvar seus irmãos de uma maldição. À noite, às 20 horas, o Grupo Importa de Teatro, de Pindamonhangaba, encenará ‘Nomei-A’, uma peça que aborda temas de julgamento e exclusão social ao narrar a história de Hester, uma mulher marcada por um relacionamento proibido, traçando paralelos entre os séculos passados e os dias atuais.

Com uma programação diversificada e acessível para todas as idades, o Feste segue proporcionando momentos de reflexão e lazer, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da cidade. A programação completa pode ser conferida pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br/feste e nas redes oficiais da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Fale Conosco